História do Grupo

 

O grupo de pesquisa Corpus Infantil Longitudinal  foi fundado em 2015. Nesse mesmo ano, o grupo foi reconhecido pela UFVJM, instituição universitária federal na qual é locado. Em 2016, Conselho de Ética da UFVJM avaliou a pertinência e a lisura da pesquisa proposta pelo grupo, concedendo-nos o aval para o desenvolvimento do projeto de coleta e análise de corpus infantil. Neste mesmo ano, o projeto foi contemplado com o apoio financeiro parcial da Fapemig. Desde 2017, os pesquisadores do grupo participam de congressos, simpósios, seminários, mesas redondas e eventos de divulgação científica com palestras, banners e comunicações. Também datam desse ano as primeiras publicações do grupo CIL em revistas indexadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Em 2018, o grupo recebeu o prêmio 1º lugar na categoria Fórum Científico de Ciências Humanas do VI SINTEGRA/UFVJM com o trabalho “Estudo longitudinal sobre o uso verbal de um informante infantil” proposto por Lídia Ferreira-Santos, Jéssica Leal e Pedro Perini-Santos. Em 2020, o grupo incorporou novos investigadores iniciantes da graduação, da pós-graduação e novo professor pesquisador. Assim, novos temas e propostas passaram a fazer parte do rol de discussões do grupo CIL. A ampliação da equipe gera maior amadurecimento das discussões sobre o tema.

O corpus gravado e transcrito pelo grupo CIL pode ser acessado por outros pesquisadores e grupos de pesquisa, caso haja interesse manifesto através do Contato. Novas transcrições e revisões do material transcrito ocorrem esporadicamente.

O grupo atualmente desenvolve pesquisas específicas em projetos de TCC, mestrado, pesquisas compartilhadas e se mantém ativo no estabelecimento e amadurecimento dos corpora infantis. 

 

.