Pesquisadores

Pedro-Perini-SantosPedro Perini-Santos

Sou coordenador do grupo CIL desde a sua fundação em 2015. Comecei a me interessar pela aquisição da língua materna em 2005, quando ainda cursava o doutorado, e li sobre a aprendizagem das preposições por crianças surdas e crianças ouvintes. Desde então, o tema passou a fazer parte da minha vida de pesquisa. A aquisição da LM é um tema instigante e de certa forma polêmico, porque dá azo para indagações conceituais, metodológicas e sociais, diria, bastante profundas e profícuas. Antes de ingressar na UFVJM, trabalhei na PUC-Minas e em escolas do ensino fundamental, do ensino médio e de língua estrangeira.

Lattes timeline: Licenciatura em Língua e Literatura Francesas, pela UFMG, em 1997. Mestrado em Gramática Descritiva na UFMG, orientado pelo Prof. Mário A. Perini, defendido em 2000. Doutorado em Linguística Cognitiva pela UFMG, orientado pela professora Heliana Mello, com estágio de pesquisa na University of California at Davis, concluído em 2007. Pós-doutorado, sobre morfologia, também pela UFMG, em 2011.

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Lídia Ferreira-Santos

Sou bacharel em Humanidades e graduanda em Letras Português/Inglês. Faço parte do grupo CIL desde a sua fundação e o interesse pela área de linguística, em especial pela aquisição da língua materna, surgiu justamente através do professor Pedro Perini, coordenador do grupo. Cursei algumas disciplinas, sob sua orientação, em que o tema aquisição da linguagem sempre esteve presente, o assunto me instigou e a possibilidade de construirmos um diário parental me pareceu extremamente interessante.

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Patrik Vezali

Sou Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades – FIH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Diamantina – MG. Ao iniciar a docência nessa IFES comecei parceria com Pedro Perini-Santos e com Adriana Nascimento no grupo CIL com o intuito de constituir corpora audiovisuais de aquisição da linguagem.latt

Sou Doutor em Linguística pelo IEL/UNICAMP (2011). Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília (2005). Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Em geral, meus estudos versam sobre questões de Teoria Linguística e, em específico, tratam da relação entre fala e gesto, entre corpo e linguagem. Meus trabalhos têm ênfase em Neurolinguística, Análise da Conversação, Linguística de Corpus, Linguística Textual e Antropologia Linguística; pesquisa questões relacionadas à obtenção, tratamento e análise de dados linguístico-interacionais, bem como à criação e/ou utilização de tecnologias para protocolos de pesquisa linguística empírica. Atua, principalmente, nos seguintes temas: corpo, interação, referenciação, gestos e aquisição da linguagem.

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Adriana Nascimento Bodolay

Sou colaboradora do Grupo CIL desde a sua criação em 2015. Minha área de interesse é a prosódia da fala, área que estudo desde 1996. Na iniciação científica e no mestrado, desenvolvi trabalhos sobre a prosódia infantil, como parte do Projeto Entonação Nuclear do Português. Minha principal contribuição para o grupo está relacionado às questões fonéticas, de forma geral, e da entonação, de modo particular. Sou docente da UFVJM desde 2013. Antes, trabalhei na educação básica e, na educação superior, lecionei em faculdades particulares e universidade pública.

Lattes timeline: Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela UFMG, em 1997. Mestrado em Estudos Linguísticos, de 2000, sobre as características acústicas da melodia de vocativos na fala de crianças de 3 a 5 anos., orientado pelo Prof. César Reis. Doutorado em Linguística, também orientado pelo Prof César Reis, defendido em 2009, sobre a relação prosódia e contexto em atos diretivos de ordem e pedido em Português.

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