Pesquisadores

Pedro Perini-Santos

Sou coordenador do grupo CIL desde a sua fundação em 2015. Comecei a me interessar pela aquisição da língua materna em 2005, quando ainda cursava o doutorado, e li sobre a aprendizagem das preposições por crianças surdas e crianças ouvintes. Desde então, o tema passou a fazer parte da minha vida de pesquisa. A aquisição da LM é um tema instigante e de certa forma polêmico, porque dá azo para indagações conceituais, metodológicas e sociais, diria, bastante profundas e profícuas. Antes de ingressar na UFVJM, trabalhei na PUC-Minas e em escolas do ensino fundamental, do ensino médio e de língua estrangeira. Sou professor do curso de letras e do programa de pós-graduação profissional em humanidades da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM.
 Lattes

Lídia Ferreira-Santos

Sou bacharel em Humanidades e graduanda em Letras Português/Inglês. Faço parte do grupo CIL desde a sua fundação e o interesse pela área de linguística, em especial pela aquisição da língua materna, surgiu justamente através do professor Pedro Perini, coordenador do grupo. Cursei algumas disciplinas, sob sua orientação, em que o tema aquisição da linguagem sempre esteve presente, o assunto me instigou e a possibilidade de construirmos um diário parental me pareceu extremamente interessante.
 Lattes

Patrik Vezali

Sou Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Diamantina - MG. Ao iniciar a docência nessa IFES comecei parceria com Pedro Perini-Santos e com Adriana Nascimento no grupo CIL com o intuito de constituir corpora audiovisuais de aquisição da linguagem. Sou Doutor em Linguística pelo IEL/UNICAMP (2011). Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília (2005). Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Em geral, meus estudos versam sobre questões de Teoria Linguística e, em específico, tratam da relação entre fala e gesto, entre corpo e linguagem. Meus trabalhos têm ênfase em Neurolinguística, Análise da Conversação, Linguística de Corpus, Linguística Textual e Antropologia Linguística; pesquisa questões relacionadas à obtenção, tratamento e análise de dados linguístico-interacionais, bem como à criação e/ou utilização de tecnologias para protocolos de pesquisa linguística empírica. Atua, principalmente, nos seguintes temas: corpo, interação, referenciação, gestos e aquisição da linguagem.
Lattes

Adriana Nascimento Bodolay

Sou colaboradora do Grupo CIL desde a sua criação em 2015. Minha área de interesse é a prosódia da fala, área que estudo desde 1996. Na iniciação científica e no mestrado, desenvolvi trabalhos sobre a prosódia infantil, como parte do Projeto Entonação Nuclear do Português. Minha principal contribuição para o grupo está relacionado às questões fonéticas, de forma geral, e da entonação, de modo particular. Sou docente da UFVJM desde 2013. Antes, trabalhei na educação básica e, na educação superior, lecionei em faculdades particulares e universidade pública.
Lattes

Deyzelena Aparecida Moreira

Sou graduanda no curso em Humanidades e participo do Grupo CIL desde de setembro 2017 quando tive contato com o trabalho de transcrições durante a disciplina Aquisição da Língua Materna. Assim que fui apresentada ao grupo, comecei a transcrever os documentos em áudio gravados entre a mãe e o filho.Com passar do tempo, o grupo foi se tornando mais consistente. Assumi a uma demanda do grupo por ter alguém para organizar os livros, artigos e materiais produzidos. Desde de abril de 2019, sou responsável por catalogar os arquivos em áudios, transcritos e os livros.

Tatyane Fabri

Sou graduanda em Letras. Curso licenciatura em Português e Inglês na UFVJM. Comecei a fazer parte do grupo CIL no primeiro semestre de 2019. Com o interesse em adquirir conhecimentos na área de Linguística e me associar ao ambiente acadêmico, reconheci no projeto do grupo uma vasta contribuição para as áreas de pesquisa e também o enriquecimento de nosso repertório academial.
 Lattes

Suellen Alves

Curso pedagogia na UFVJM desde 2019. Ingressei na pesquisa desenvolvida pelo grupo, porque reconheço que há uma interessante associação temática entre a formação em letras e em pedagogia. Dedico-me ao estudo das relações discursivas entre adultos e crianças porque isso é de interesse interdisciplinar: descrição linguística e processos educativos.
Lattes

Jesiel Soares-Silva

Sou Professor Adjunto de Língua Inglesa na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Diamantina - MG. Sou Doutor em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, com parte dos estudos na City University of New York (CUNY/The Graduate Center e Queens College), onde atuei como membro visitante do Neurolinguistics Laboratory do Speech-Language-Hearing Sciences Program. Realizo pesquisas principalmente na área de Psicolinguística Experimental com o foco na instrumentação de medidas de proficiência linguística de bilíngues (português brasileiro/inglês e Espanhol/Inglês). Tenho interesse em pesquisas quantitativas com dados linguísticos, especificamente com enfoque metodológico acerca do tratamento dos dados, e da conferência do caráter científico em pesquisa sobre linguagem.
Lattes

Leandro Ferreira

Curso mestrado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), desde o primeiro semestre de 2020. A partir das reuniões sobre o projeto de pesquisa, com meu orientador Pedro Perini-Santos, notei a necessidade de conhecer e aprimorar meus conhecimentos sobre a língua materna para que pudesse entender melhor a fala e, assim, avaliar o processo de aprendizagem da escrita, que era a ideia inicial da pesquisa. Comecei a fazer parte do grupo CIL, neste mesmo semestre, visto que o trabalho realizado pelo grupo passou a fazer parte da minha rotina de estudos relacionados ao mestrado, além de contribuir de forma positiva para a construção de conhecimento sobre a língua materna.
Lattes

Adriana Sá

Sou bacharel em Humanidades e graduada em Letras com habiliação em  português e espanhol pela UFVJM, em 2014. Trabalho em uma instituição de ensino infantil em Diamantina. Ao ingressar no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, vi a necessidade de compreender e de aprofundar os meus  conhecimentos na área da linguística, em específico sobre a aquisição de língua materna. Sou orientanda do professor Pedro Perini-Santos e acredito nas pesquisas como fonte de aprendizado e oportunidade de repensar o mundo. Fazer parte do grupo CIL é um ótimo desafio.
Lattes